quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A FELICIDADE DE FAZER A TUA VONTADE

1. Senhor, Tua vontade é o meu prazer
Eu trabalho com adolescentes na minha Igreja. E esse ministério é sem sombra de dúvida o maior presente, desafio, dor de cabeça, alegria e surpresa de 2010. Nunca me imaginei trilhando esses passos e muito menos adquirindo esta responsabilidade e confiança, com Deus, com minha Igreja e com eles. O que Deus fez em minha vida, devo confessar, foi surpreendente e extraordinário. A forma como ele me tirou do barco, ainda em Társis, com toda aquela tempestade, aquelas pessoas me acusando e gritando, trovões, ventos e ondas altas. O frio choque com a água do mar. O momento que pensei que seria meu fim, até que... O peixe me engoliu pra me mostrar o preço da desobediência e o tamanho da misericórdia de Deus, me dando uma segunda chance. E lançada na praia de Nínive fui tratar de realizar minha missão. E a analogia termina por aqui, pois minha inclinação em me apegar à aboboreiras é grande demais pra ser incentivada. Chega de ser Jonas. Isso acaba aqui.
E lá fui eu trabalhar, com sentido de labor mesmo, tripaliu, sem amor, apenas por obediência. Mas os capítulos dessa história já são conhecidos dos (únicos 4) leitores desse blog. O Senhor começou uma obra linda em meu coração e Ele sabe bem como terminar toda boa obra que começa. Eu fui me apaixonando pela vontade de Deus e deixando de lado a minha imponente e quase indomável vontade própria, para fazer aquilo que o Senhor me tinha proposto. Quando dei por mim, já estava totalmente apaixonada. Totalmente envolvida e entusiasmada. Veja bem, eu que resisti a isso, hoje estou amandooooooooo. Isso não é loucura?
Meu coração é todo dEle e Sua vontade é o meu prazer. Não faço a menor idéia de como fazer nada e estou administrando 100% dos obstáculos com auxilio de Deus. E vocês acham que são poucos? Meu Deus! Como são muitos! Mesmo com todos os medos, receios, com toda humildade, erros e mancadas, mesmo com os desafios, com a batalha espiritual, o levante do inimigo, mesmo com minha carne fraquejando (de 10 em 10 minutos) querendo sair pela porta e não voltar mais. Mesmo com todas as caixas de som e microfones conspirando contra mim: Eu estou amando.
Ver o crescimento espiritual deles, receber o amor deles... (pausa prolongada pra me emocionar...) Sabe. Nunca recebi tanto amor assim... Eu olho pra eles, vejo a confiança que me dão, a forma como me concedem o privilégio de conhecer suas dores, medos, sonhos, frustrações, seus problemas... Quantos problemas!!! O mundo desabando sobre suas pobres cabecinhas... E esse assunto, merece um pouco mais do nosso tempo e mais algumas linhas.

2. Problemáticos (?)
Eu entrei pela porta da frente no coração dessas pessoinhas. No meu primeiro dia já tive de lidar com um mundo aonde os pais abandonam, aqueles que deveriam proteger agridem, aqueles que deveriam amar, ofendem. No primeiro dia! Eu voltei pra casa e choreiiiiiiiiiiiiiiiiii rios. Perguntei à uma garotinha o que “desejava seu coração”? ao ensinar o salmo 37:4. Esperava ouvir muitas coisas, menos “a cura pra minha doença nos rins”. Meu Deus.... eu queria me vestir de saco e cinza! Ao ensinar sobre perdão me deparei com um mundo de ofensas, maus tratos e desvios morais. Eu queria abraçá-los e esconde-los nos meus braços. Eu queria ir pra casa com cada um. Mas eu tinha que os deixar ir de encontro com seus problemas. Só podia pedir, incansavelmente, que Jesus estivesse com eles. Que o Espírito Santo ministrasse a cura pra cada ferida que havia em seus corações. Pedia (e peço) a Deus que eles superem as cenas de violência doméstica que viram, aos atentados que sofreram, aos surtos de insegurança, imaturidade e infelicidade de seus pais. Que Deus os ajude todos os dias a vencerem as tentações do mundo, tão latentes nessa fase.
São problemas de todos os tipos, desde baixa auto-estima, fragilidades emocionais, carência afetiva, até drogas, crime, homossexualidade, violência, pressões de todos os tipos: econômicas (de uma sociedade de mercado), midiáticas (de uma cultura visual), pressão do grupo (pra ser sempre descolado, legal, interessante). São os fortes impulsos sexuais, as mudanças hormonais, o desajuste social, as bruscas e violentas mudanças corporais. O romance não correspondido... Tantas coisas....
Sei que o mundo os olha como problemáticos. Mas eles não só geram problemas! Eles sofrem problemas! Eles respondem á problemas com problemas. Eles respondem a indiferença de seus pais, respondem as agressões e negligências que sofreram e sofrem. Eles são reativos. E têm muita energia, muito potencial, muita vontade de mudar o mundo. Parece-me óbvio que eu me identificaria com esse grupo, por que isso nunca me ocorreu antes??? Mais uma vez meu criador mostra que me conhece mais do que eu mesma. Ás vezes eu olho pra eles e penso: Isso! Era disso que eu precisava!!! Ás vezes grito socorro: Papai! Eu não vou conseguir. Esse trabalho é em tempo integral. Toma todo meu tempo e energia. Pede que eu me envolva, que eu me responsabilize, que crie laços. É complexo, desafiador, exige sinceridade, carinho, honestidade, cabeça no lugar, intimidade com Deus e mais do que tudo: bom exemplo. Nem preciso dizer que essa é a parte difícil. Dar bom exemplo pra eles, num mundo que os diz faça o que eu digo, não faça o que eu faço. Como é difícil, constrangedor, impactante. Isso é diferente de tudo o que eu já fiz e imaginei fazer. Por que eles me ligam quando estão com medo, quando tiveram um pesadelo. Elas querem me contar que brigaram com sua melhor amiga, que não conseguem assumir sua religião pros amigos, que levaram um “fora” e céus, não querem mais sair do quarto por causa disso. Desafios e mais desafios. Todos os dias. Mas não é disso que é feita a obra de Deus?!

3. A palavra de ordem é: COMPROMETIMENTO
Aprendi. Isso foi recente – Preciso me comprometer. Não dá pra encarar isso como uma “coisa” que preciso fazer pra Deus me deixar em paz. E lamento muito, pois era exatamente isso que eu pensava. Que Deus era aquele que dizia: “Faça isso ou eu....” Entende a profundidade da mudança? Eu estou aqui anunciando que um a um os projetos de Deus pra minha vida não só começaram a ser realizados com minha permissão, mas que agora eu ansiava por eles. Sonhando os sonhos de Deus e me dedicando totalmente para ‘fazer acontecer’. Não existem meios de mostrar seu amor por alguém ou algo sem se comprometer. O amor busca naturalmente o compromisso! E aquele que foge do compromisso não está certo sobre o amor que sente. Como dizer que algo é a coisa mais importante de sua vida se você simplesmente não dedica tempo algum para isso? Como receber tanto e não querer oferecer nada em gratidão? Se comprometer é a única via. Foram muitos anos me escondendo atrás da máxima de que eu não era boa o suficiente para realizar o que Deus me pedia. Veja bem se eu sou capaz de me conhecer mais do que Ele!? Nunca. Nenhum pouco. Então quando entendi que Deus me criou com um propósito e depositou em mim toda a capacidade de realizar. Que Ele nunca vai me cobrar mais do que posso dar e que sondando meu coração Ele tem condições de me avaliar da forma mais íntegra e completa possível e apenas essa avaliação deveria contar. Não a das pessoas. Não a da família. A de Deus. Ele vê em meu coração aonde errei e no que acertei. Ele reconhece meu esforço e tentativa. Não devo me preocupar em mais nada além de honrar o compromisso que fiz com Ele. Eu me comprometi com Deus em 2010. Me comprometi com sua obra. Me comprometi com os problemas que aqueles adolescentes passam. Me comprometi com o carinho que recebi deles, gratuitamente. E isso era o mínimo que eu poderia fazer. Selar um compromisso de lealdade e dedicação com Deus, e receber dEle suas valiosas sementes, no objetivo de contribuir para que elas sejam devidamente plantadas, regadas, cuidadas, nutridas, protegidas. Para que no devido tempo, apropriado a cada uma, segundo sua espécie, dêem frutos de honra para o nosso Deus que deu o crescimento e que responde, por sua vez, pela qualidade da semente. Afinal elas são dEle. Ele é o Senhor da ceara. E ser semeador é sem dúvida o que eu nasci pra ser! Eu me deleito no Senhor e no Seu infinito amor ao elaborar um desfecho tão extraordinário assim pra este ano... Que venha 2011 com todas as maravilhosas lições que Deus preparou pra mim. O centro da vontade de Deus é o melhor lugar pra começar um novo ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).