terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O PROJETO ORIGINAL DE DEUS


1. No começo de tudo...
Era o sexto dia, depois de ter soprado em nós o fôlego da vida, o Criador concluía sua mais enigmática e extraordinária criatura. Seu amor e Seu tempo estariam comprometidos e dedicados aos seres feitos de pó. Mesmo com toda a honra e glória que Ele recebia de seus anjos, Ele, com seu poder, e pra nossa sorte, queria o nosso coração. Então, dava-se início à jornada mais complexa que se têm notícia. A relação entre o homem e Deus.
Fazia parte do projeto original de criação dar ao homem características únicas como poder de escolha, reflexão e crítica. Ele fez um ser complicado, intenso e capaz de ter uma identidade distinta de tudo e de todos. Ele nos fez extraordinários e no primeiro momento se apaixonou perdidamente por nós. No Jardim o homem teria além de comida, saúde e abrigo a incomparável companhia de Deus. Sim. Era exatamente isso que ele planejava ter conosco: uma relação estreita de amizade. Ele, nos olhando nos olhos disse: "Tudo o que fiz é bom e agradável, vou tirar um dia de folga e passar um tempo com você". Ele desejava ter intimidade e comunhão com o homem. Esse era o projeto original! Como um pai, ele desejava passar um tempo com seu filho, ensinando coisas maravilhosas, compartilhando sua sabedoria, seus projetos e seus valores. Ele desejava que a Terra fosse uma extensão do céu e que vivêssemos aqui a mesma harmonia e comunhão que havia lá. Todos os dias, no fim da tarde, Ele fazia sua visita e tinha prazer em caminhar lado a lado com o homem. Que circunstância maravilhosa, não é? Andar despropositadamente com Deus, conversando, aprendendo, alimentando uma amizade... Sem dúvida alguma os melhores momentos do homem aconteceram no Jardim.
2. A missão de resgate
Mas... como sabemos, os tempos do jardim se foram, essa relação de amizade foi ameaçada pelo pecado, o homem desprezou o conselho de Deus e foi expulso da Sua presença. Nada mais seria como antes. De alguma forma, essa saudade da presença de Deus foi transmitida com o passar do tempo e das gerações... Nunca superamos bem essa separação e ainda nos sentimos pertencentes à Ele. Temos uma ausência do 'sagrado' que tentamos preencher. Ficou em nós uma nostalgia no fim da tarde, uma leve tristeza, uma saudade... Uma saudade da hora em que Deus nos visitava. Deve ser por isso que nos sentimos tão bem perto da natureza e, principalmente quando estamos em oração. Assim nos aproximamos de novo de Deus e matamos um pouco da saudade dos tempos em que estávamos no Jardim.
Então, Ele tomou providencias para se aproximar novamente do homem e num ato de amor imenso deu seu filho para resgatar essa amizade, que havia sido destruída pelo pecado. Jesus restaurou o projeto original de Deus para a criação e colocou o homem de novo face a face com seu criador. Uma das coisas mais magníficas que Jesus fez em sua missão de resgate foi nos apresentar o Pai como Ele é. Por tantos anos de 'distância' nos esquecemos de como ele é amável, amigo e pronto para perdoar. Jesus nos apresentou o Aba-pai. Como foi maravilhoso receber esse benefício. Viveu com o homem, andou ao seu lado, deu exemplos e conselhos. Nos apresentou o Reino de Deus e disse que era possível re-posicionar o homem ao lado de Deus. Nos mostrou como viver segundo a vontade de Deus e na medida em que fossemos nos preparando para viver ao lado d'Ele de novo, ele voltaria pra nos buscar.
3.Restaurando o propósito inicial
Toda essa narrativa parece óbvia para muitos cristãos, mas o fato é que muitos deles se esqueceram de que o propósito de toda essa história era ter intimidade com Deus, era desfrutar da presença d'Ele. E só O agradamos quando abrimos mão da nossa própria vontade e fazemos a vontade de Deus.
Esse mundo é apenas um estágio, esse não é o nosso lar e muitos se esqueceram disso! Muitos desejam manter seus antigos projetos, e as vezes, até conseguir alcançá-los ás custas de Deus e de seu amor. Isso não significa, é claro, que não devemos idealizar, sonhar, planejar. Mas segundo esta máxima, nosso futuro deve ser decidido numa conversa com Deus. O que Deus espera é que a gente se preocupe menos com este mundo e mais em estar na presença d'Ele. Em compartilhar com Ele nossas aflições, em pedir Seus conselhos e Sua ajuda. O que Ele espera de nós é que todos os dias nos apresentemos diante d'Ele dizendo: "Estava com saudades, mal podia esperar para conversar com você. Que saudades Pai. Ainda bem que você está aqui. Obrigada Jesus por me levar de volta à presença do meu Pai."

Um comentário:

  1. lindos comentarios abençada.realmente toda tarde parece que algo nos faz lembrar de Deus,interesante!

    ResponderExcluir

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).