quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"QUANTO A MIM, EU ESTOU PRONTO PRA ANUNCIAR O EVANGELHO"

1. Eu tenho um chamado!

A frase do Apóstolo Paulo em Romanos 1:15, que dá título a este post é muito marcante. Ele está pronto!? Ele não estava pronto quando caiu ao chão em Atos 9. Ele talvez nem estivesse se sentindo preparado, ou capaz, quando disse essa frase, mas ele sabia que tinha um chamado. Moisés também não se sentia pronto quando disse: Quem sou eu para ir até o Faraó? Ou Josué quando teve que substituí-lo. Ou Gideão quando se sentia o menor, sem capacidade alguma. E em todas essas situações apenas uma coisa foi dita para motivar o temeroso ser humano a cumprir sua difícil missão: Eu estarei contigo! A convicção de que Deus, o grande Eu Sou, estará me dando o respaldo e o suporte que preciso, é o suficiente pra me fazer encarar qualquer missão, assim como meus patriarcas na fé o fizeram. Durante muito tempo me senti despreparada e incapaz de executar o propósito de Deus. Para falar a verdade, ainda me sinto. Mas não é meu despreparo que vai me impedir de realizar o que Deus tem me pedido que faça. Eu sei quantas coisas já consegui fazer apenas com a benção de Deus, mesmo com todas as condições desfavoráveis a mim. O Senhor me levou a lugares e me colocou em condições que nunca chegaria sem sua ajuda e reconheço que estava pronta pra desabar a qualquer instante se Ele me deixasse. Por quantas vezes repeti pra mim os versos de Josué1, como uma tentativa de me fazer acreditar em mim mesma, por que por vezes, só Deus me achava capaz. Descobri, depois de todas essas experiências maravilhosas que Ele escolhe quem Ele quer. Nada pode impedir o Seu agir. Ele capacita os chamados, como diz aquela máxima evangélica. O sentimento de despreparo, incapacidade e não merecimento só nos coloca mais perto e mais dependentes de Deus. Não posso evitar, por mais que não me sinta hábil o suficiente, eu tenho um chamado e vou atendê-lo.

2. O grande EU SOU me enviou!
Recentemente clamei ao Senhor “Eu daria qualquer coisa pra ter ao meu lado uma única pessoa que me ensinasse, não sei como fazer isso... prepara uma pessoa Senhor... preciso de ajuda!”, mas em vez de enviar uma pessoa pra me ajudar, me enviou outras para que eu as ajudasse. Eu pedi: “Senhor, me abençoa com esse congresso, me deixa aprender com esses homens de Deus que sabem mais do que eu... eu só quero aprender mais... não estou pedindo algo fora da Sua vontade...”, mas confiante Ele me disse: “Abra sua bíblia, Eu mesmo vou te ensinar.” E é o que Ele tem feito. Para meu total espanto, Ele tem me ensinado coisas extraordinárias e como prometeu, me dá o seu Espírito Santo para me instruir, orientando o que devo ler, o que devo assistir, o que devo falar, a quem devo visitar. Estou longe de ter minha tão sonhada ‘vida controlada pelo Espírito Santo’ mas estou caminhando debaixo de Sua direção e os resultados têm sido maravilhosos.
Vi que quando cumpro exatamente o que Ele me pede o resultado é incrível. É óbvio que por algumas terríveis vezes eu fugi da Sua vontade e, como era de se esperar, quebrei a cara! Mas ao voltar pra Ele, cabisbaixa e envergonhada por querer fazer as coisas do meu jeito, Deus me recebeu de braços abertos me ajudando a absorver a lição que aprendi. Sei que a relação que estamos construindo é eterna e Ele nunca vai deixar de estar ali, pra me orientar ou pra me perdoar. Ele estará comigo. É nisso que preciso confiar. Essa lição que aprendi com Moisés, Josué, Gideão também foi maravilhosamente ensinada por Jesus quando nos deu a instrução final: “Ide” e logo depois, quando os frágeis corações pensavam ‘como?’, ele salientou “Eu estarei convosco, até a consumação dos séculos.” Eu não sei vocês, mas é só isso que preciso saber para atender seu chamado.

3. Não há tempo pra olhar pra trás...
Infelizmente as pessoas não cedem ao chamado de Deus e se apegam às suas vidas mesquinhas. Muitos têm colocado seu amor e seu tempo em projetos que não enobrecem ninguém, nem a si mesmo. Eu lamento isso. Lamento que Deus tenha que lidar com pessoas melindrosas e banais como nós. Mas Ele por seu amor infindável não desiste e continua a nos chamar. As vezes fala mais alto, outras vezes se cala. Mas continua lá, atento ao nosso coração e às nossas necessidades.
Não sou mais aquela pessoa de antes, cheia de ressalvas e condições, agora não limito mais o agir de Deus em mim. Quero mais é que Ele tome inteiramente meu coração e pensamento. Eu entrego o controle de tudo pra Ele. Não posso mentir que me chateio com o “não” que recebo d’Ele vez ou outra. E sei que muitas vezes deixo de receber suas bênçãos por não permanecer na condição e na posição apropriada. A velha Susana está aqui e seus velhos hábitos, prontos pra submergir a qualquer momento. Mal posso esperar para que a obra seja completa e a mudança integral. Enquanto isso, luto todos os dias com a minha vontade de voltar pro mundo, correndo. Mas penso em todos os cuidados que recebo de Deus, sabendo que ninguém me amou como Ele.
Deus me escolheu, minha vida não é em vão. Mesmo com todas as falhas que tenho, não posso deixar de anunciar o evangelho. Sei que todos foram chamados a cumprir o “Ide” de Jesus, cada um de sua forma singular e importante, uns com hinos, outros com missões, outros em oração. Na verdade, tenho pedido a Deus pra me abrir portas para falar do amor de Deus as pessoas, como diz Colossenses 4:3, sem recusar e sem me envergonhar. Como já disse, ainda não me sinto preparada, capaz, nem merecedora. No entanto meus irmãos, uma coisa aprendi: Se Cristo comigo vai, eu irei!

4 comentários:

  1. Silvana: Graça e Paz!

    Sempre que puder vou passar por aqui e ler teus artigos, os quais muito nos edificam e enriquece intelectualmente.

    Oséias

    ResponderExcluir
  2. Oséias, agradeço sua visita e seu comentário carinhoso! Deus fez de nós um povo livre, crítico e consciente, o que fazemos nesse espaço é exercitar todas essas características para Seu louvor. Minha intenção é refletir e levar à reflexão. Sou uma cristã que vive cotidianamente com seus desafios, procurando tirar lição das vitórias e das derrotas, para crescer em graça e sabedoria na fé. Espero que essa minha forma de escrever, com os olhos voltados para alma, possa te ajudar de alguma forma. Vc é sempre bem vindo aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Não é comum, Susana, não é comum esse olhar introspectivo entre nós, o auto-crítico e corajoso olhar diante do espelho que reflete a nossa imagem, a confissão pública das nossas limitações, das nossas deficiências, de nossos conflitos internos.
    Nós, brasileiros, somos o povo do pictórico, do coreográfico, do multicolorido espetáculo "somente para os seus olhos". É por isso que em 500
    anos produzimos um único Machado de Assis, esse fino analista e observador das paisagens de dentro, o explorador dos labirintos da alma, o mapeador genial das insustentáveis levezas do ser.
    Em contapartida, produzimos, em 500 anos, uns 500 José de Alencar (nada contra) e suas descrições indianistas, ufanistas e épicas dessa nossa natureza esplendorosa, deslumbradora e derrubadora de gringos.
    É por esse motivo que seu olhar auto-psico-analítico se destaca de todos os nossos olhares, Susana. Olhar oblíquo, mas cristocêntrico; olhar que contempla a maçã no escuro, mas cujos olhos pertencem a um rosto que está em plena Claridade. Olhar de coragem, franqueza e sinceridade.
    Jefferson

    ResponderExcluir
  4. Pr. Jefferson, vc nem imagina quantas vezes esse meu olhar me colocou em apuros! (risos)
    Porque se somos críticos de nós mesmos, exigimos em contrapartida, estar num ambiente que favoreça essa análise. E muitas igrejas, infelizmente, pretendem limitar a crítica e a consciência, anunciando um evangelho de alienação, presunção e da sustentação de uma aparência quase farisaica. Do qual jamais participaria. Ás vezes me sinto na contramão do que Nietzche chamaria de 'comportamento de rebanho'. Mas estou certa de q ouço a voz do Meu Pastor, reconheço Sua voz e jamais responderia a chamados carnais, equivocados e levianos. Suplico que Ele me ensine o que é relevante e o modo como Ele me ensina é assim, interior, intimista, profundo... Talvez por isso minha escrita reflita essa ação de Deus em mim. Entende?
    Só me resta então, apresentar diante dEle minha adoração com tudo o que tenho e sou, confiando que Ele sabe lidar comigo e com meu turbilhão interior...

    ResponderExcluir

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).