terça-feira, 12 de outubro de 2010

REPROVADA MAS NÃO DERROTADA!


1. As provações cotidianas
Se tiver uma experiência que o Cristão logo se familiariza essa é a Provação. Deus faz prova como método de nos avaliar e nos fazer crescer, recomeçar, refletir, ponderar e seguir corretamente no caminho da graça. Estou certa de que a provação vem pra cada cristão de uma forma particular, mas em todo o processo o Senhor nos cerca de situações em que devemos demonstrar que estamos aptos, de acordo com o que temos aprendido d'Ele. Precisamos considerar ainda, as inúmeras tentações da carne e a ação de um inimigo feroz que não desiste de tentar nos derrotar. Por conta disso, na maior parte do tempo estamos passando por uma provação. Seria tudo mais fácil se usássemos o apoio do Espírito Santo de Deus, que em todas as situações pode nos ajudar à fazer a coisa certa, no momento certo. Mas não usufruímos desse auxilio tão completo e extraordinário. Além do mais, temos na Bíblia, um manual de conduta, repleto de vida, que se renova a cada manhã, com conselhos, instruções e a própria vontade de Deus expressa em palavras. Temos um Mestre, Conselheiro, com um exemplo incomparável. E ignoramos tudo isso que temos a nossa inteira disposição! Não nos preparamos, não oramos o suficiente, não jejuamos, não fazemos vigílias e não tiramos um tempo á sós com Deus, para nossa edificação e construção do caráter cristão. Oramos de madrugada pelo emprego, pela casa própria, pela festividade da Igreja, ou seja... Sempre em ‘troca de’ e quase nunca para agradá-lo, puro e simplesmente. É lamentável que traçamos um caminho de descaso e materialismo que só pode resultar na implacável reprovação de Deus. E de tudo isso, que não é pouco, nem fácil de assumir, eu me considero culpada.

2. Com o boletim em mãos
Não é tão difícil concluir a relevante moral da parábola da casa construída na areia para a vida cristã. Ouvir e por em prática é o desafio mais complexo e cotidiano de toda caminhada, bem como a mais transformadora das experiências. Todos os dias nós temos oportunidade de colocar em prática as instruções de amor, tolerância e pacificidade contidas no Evangelho. Só assim experimentamos a vida com alicerces lançados sobre a rocha. Olho pra mim (e cada palavra que escrevo é totalmente comprometida com esse propósito auto-analítico) e me vejo novamente empilhando os tijolos da minha vida cristã, agora que as águas do mar derrubaram tudo, impetuosamente, à mando do Senhor. Ele me diz “você não entendeu o que eu disse?” “Não leu minhas instruções?” “No que você estava gastando sua energia e inteligência?” “Qual projeto é mais importante do que esse?” “Francamente Susana, não acredito que você ainda está errando esse tipo de coisa....” E eu, envergonhada, cabisbaixa, amasso meu boletim nas mãos. “Por favor, não tire mais uma nota vermelha como essa...” Tento cobrar de mim mesma.

É muito embaraçoso assumir, mas fui reprovada pelo Senhor. E infelizmente, essa não é primeira vez. Eu sei exatamente aonde errei. Sei que é um erro recorrente e muito, muito prejudicial. Neste nível de vida cristã o egoísmo, a altivez e outros graves problemas de personalidade são tão graves quanto um vício e necessitam do mesmo empenho em buscar ajuda de Cristo para se libertar. Não dá mais pra continuar errando nisso, então reúno todas as minhas forças pra recomeçar. Antes disso, preciso pedir pra que Ele me auxilie nessa nova tentativa. “Por favor Jesus, me dê outra chance. Me matricule na sua turma de Recuperação.”

3. Tirando lição da Reprovação
Quantas pessoas estão como eu, presas numa etapa da vida cristã, reprovadas por não praticar as palavras que ouve? Creio que muitas. Paradas, a poucos passos de receber a vitória. Impedidas por pequenos detalhes de gozar da benção e da aprovação do Senhor. Em uma questão de segundos dizemos a coisa errada e colocamos tudo a perder, não é mesmo? Temos a oportunidade de pedir perdão e dizemos “não consigo”, o momento passa e lá está a palavrinha escrita em vermelho: “reprovada”.

Mas gostaria de transmitir um pouco da minha esperança e convicção pra cada um, que por qualquer razão, ainda tem uma batalha travada dentro de si e infelizmente está perdendo. Ele nos dá nova chance! Todos os dias Jesus nos deixa tentar de novo, glória a Deus por isso! Eu estou aqui, reconhecendo que preciso avançar. Não posso mais permanecer nesse erro. Vou tentar de novo, vou procurar reparar amanhã mesmo e vou me empenhar em obter a aprovação de Deus. Vou procurar todos os recursos que tenho á disposição, a oração, a leitura da bíblia e outros meios que podem me fazer vencer. A partir de hoje muda minha perspectiva diante da vida. Não tenho nenhum outro propósito que não seja esse: ser aprovada para a próxima etapa. Não estou de férias na terra, tenho muito que aprender e não tenho tempo pra desperdiçar. Vou olhando pro alvo que é Jesus e subindo degrau por degrau, mesmo que leve tempo, esforço, trabalho duro. O que não dá mais é ficar preso na mesma etapa. Sei exatamente que não será fácil, mas se você já leu mais do que 2 textos nesse blog sabe que nada tem sido! Nem por isso vou desistir. O desafio está lançado: ir de vitória em vitória, rumo á aprovação de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).