quarta-feira, 9 de maio de 2012

O QUE É "IMPOSSÍVEL" PRA VOCÊ?



1. Eu protesto contra o impossível!
Há tempos não escrevo aqui no blog, estou num momento de reflexão (pode sorrir Cibelle) e acho que não tenho nada relevante pra dizer. (É bem provável que esse texto endosse minha opinião, rs) Toda a minha energia está focada em uma luta constante e diária contra a perspectiva assombrosa do impossível, me rondando. Esse tema tem me incomodado muito ultimamente, tanto que me fez romper essa barreira do silêncio. Pra começar eu protesto contra o crentianismo que vivi, que transformou as promessas de Deus em chavões distantes da minha realidade. Eu protesto contra todos, que como eu, têm facilidade em cantar hinos que nunca vão viver e contra os gritos de guerra "posso todas as coisas naquele que me fortalece" que não duram uma 'reprovação no vestibular' ou um desentendimento no casamento/namoro. Meu protesto, inclusive, alcança as pessoas que dizem acreditar no casamento mas que não perdem a chance de dizer "foi melhor assim", ou outras palavras que no fundo significam "que venha o próximo!". Protesto contra tudo [em mim, como já disse] que decide desistir por que achou difícil. Protesto contra a concepção de que ter uma casa própria, aos 20 e poucos anos, até dezembro é possível (e posso perfeitamente fazer uma campanha pra isso), mas ser uma esposa melhor, ou marido mais participativo e ajudar minha jovem e sobrecarregada esposa com as tarefas de casa é extremamente impossível! Eu protesto contra o teor materialista de pelo menos 95% dos pedidos dos crentes, nas campanhas das igrejas. Da vontade de sentar, fazer a pose do Willy Wonka Irônico e perguntar: "Então ter um Honda Civic é seu projeto pra 2012? Me explica sua noção de impossível quando seus filhos pedem pra passar mais tempo com você??  
Eu protesto contra mim, por que acreditei que Jesus poderia converter o coração dos adolescentes pra quem pregava, mas achei impossível que Ele tomasse meus problemas em Suas mãos! Eu protesto contra minha natureza evasiva e covarde, eu protesto contra todas as vezes que perdi bençãos maravilhosas no simples segundo em que decidi desistir delas. Eu protesto! 

2. O impossível, minha única opção
O que mais assusta nisso é que acreditamos no Mar Vermelho se abrindo, na Ressurreição de Lázaro, mas não em nossa conversão plena, na transformação das pessoas, na restauração dos lares, na cura da alma. Estamos limitando o agir de Deus com nossas regras céticas e superficiais. Se cremos que Deus criou todas as coisas por que Ele não poderia regê-las? Cheguei em uma fase da minha vida que pra qualquer direção em que eu olhe vejo no escuro, um temível e imenso ponto de interrogação, só me resta crer no impossível! Não tenho absolutamente outra saída, exceto crer que Deus tem um propósito pra isso e que no fim, tudo vai dar certo. Tive a oportunidade de registrar nesse blog alguns dos desafios da minha caminhada cristã e agora tudo parece tão coeso e linear. Eh... se fosse resumir tudo de forma bem brutal diria: Deus numa tentativa amorosa de me salvar de mim mesma, resolveu me interditar! Ele deu uma bela transtornadinha básica em tudo pra me mostrar do que são feitos os relacionamentos, os laços, os compromissos. Pra me mostrar com quem posso contar e até que ponto. No fim de tudo, o que sobrou foi um terreno devastado, cheio de ruínas do que um dia foi o orgulho, a vergonha, a coragem, a certeza. Ou seja, um visual perfeito pra recomeçar com o que realmente importa: Fé, Esperança e o bem maior - O amor. E se parece impossível pra você viver só com isso, cuidado, você pode chegar onde estou. Confesso que no fim foi um alívio ficar livre dessas coisas que não me levaram a lugar algum! De me livrar da expectativa corrosiva das pessoas (e minha). Eu espero não voltar mais pra esse lugar onde as pessoas não são passíveis de erro e falha. Onde a gente tá sempre sendo avaliada. Por onde passei encontrei verdadeiros "relatórios" de onde, como, até que ponto estava errada no meu casamento. Acusações precipitadas, julgamentos disfarçados de mãos estendidas. Quando tudo se foi, percebi o que realmente importa. E pelo que vale a pena lutar. O que vale a pena preservar. O que faz falta, o que não faz. E daqui, de onde estou, o impossível parece bem menor... imagino só o quanto ele é minúsculo do ponto de vista de Deus.

3. Encarando o impossível de frente
Então o resumo da ópera é: Ou você acredita no Deus do impossível, ou não. Aceite uma das duas verdades e siga nela. Mas não me venha debochar do primeiro irmãozinho que encontrar, orando por algo que pra você nunca vai acontecer, por que graças à Deus, não é você que determina isso. E quando encontrar uma irmã orando para que o seu marido alcoólatra 'aceite Jesus', fale palavras sinceras de encorajamento. Sempre. Depois de ter como objetivo de vida algo impossível, passei a discernir os que realmente acreditam na minha vitória. Passei a encarar de frente a minha conversão genuína, a libertação dos meus vícios e pecados de estimação. Eu desejo ser alguém que ainda não sou. Ser uma esposa que não fui. Ter qualidades que definitivamente não tenho e rejeitar manjares que fazem salivar a minha boca. Desejo ter um relacionamento ainda mais próximo com Deus a cada dia. Sei o quanto sou profundamente corrompida pelo egoísmo e o quanto isso destruiu minha vida, meus relacionamentos. Espero, sinceramente, ser livre da preguiça, do comodismo, do ceticismo, do julgamento cruel, da crítica. Isso parece ser impossível pra você? Espere até me ver no céu! Se eu não ficar livre de tudo isso aqui nesse mundo, quero morrer tentando. Não vou perder nada em lutar pela minha restauração, afinal ela foi garantida a mim, na cruz de Cristo, e eu cri nisso.
Deixe-me dizer algo sobre Fé. Por favor, faça isso por você. Comece a sonhar com mudanças profundas em sua vida. Tenha fé que você pode vencer em Cristo. Desiste de fazer isso sozinho. Acredite em mim, eu tentei. Anseie por ser alguém melhor pro mundo. Anseie ter um relacionamento melhor com Deus. Eu desejo isso pra mim, desejo isso pra você que é meu amigo. Tive a oportunidade recente de encontrar pessoas que têm como sua 'luta diária pessoal' coisas impossíveis. E sabe o que aprendi olhando pra esses casamentos, filhos, vícios... aprendi que isso é mesmo impossível. Mas não pra Deus! Ainda bem. Isso pra Ele, é apenas algo que Ele realiza, pra Sua glória, quando começamos a compreender a grandiosidade do Seu poder. Tudo se trata, desse modo, de como limitamos Deus e de como acreditamos erroneamente que Ele nos dá uma forcinha lá no mundo sobrenatural pra nos dar presentinhos materiais, como um papai noel, se formos bonzinhos. Tenha fé pra usufruir de mudanças que não consegue fazer sozinho e de bençãos maravilhosas que você não merece por que é, sim, aceite isso, mais um pecador todo estrupiado, igualin eu, totalmente dependente da misericórdia de Deus.
Dê uma revisada nos seus objetivos pra 2012. Olhe com a perspectiva da eternidade. Tenha coragem pra apagar os que não importam. E tenha fé pra acrescentar uma meia dúzia de coisas impossíveis. Se entregue realmente nas mãos de Deus, vamos ver o que acontece... 


3 comentários:

  1. O DEUS DO IMPOSSIVEL NAO DESISTIU DE VC.E o tempo que roubado foi
    Não poderá se comparar
    A tudo aquilo que o Senhor
    Tem preparado ao que clamar
    Creia porque o poder de um clamor
    Pode ressuscita...LUBIA

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz pelo seu texto. Ele me fez lembrar de muitas coisas.

    ResponderExcluir

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).