segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PRA ONDE ESTOU INDO?

1. Com o mapa nas mãos
Existia uma época da minha vida em que eu fazia questão de saber tudo... Cheia de curiosidade, críticas, questionamentos, sonhos, subversão. Tudo o que eu queria era trilhar meu próprio caminho, utilizar toda minha autonomia e liberdade. E aí fui eu, ocupando cada milímetro da minha vida com os meus planos, com os meus objetivos e com o futuro que tinha sonhado pra mim mesma. Eu fiz tudo como achei que devia, rompi com o que achava preciso, passei pelos típicos 'ritos de passagem' da adolescência e fui indo... Durante o processo me lembro várias vezes de fugir dos planos de Deus pra mim. Me lembro de Suas tentativas de me fazer ouví-Lo, pelo menos por um breve momento. Eu fui me desviando d'Ele, tampei os ouvidos e corri, o mais longe possível, achando que em algum momento aquela voz dentro de mim ia se calar...
E eu fugi... ocupei minha mente com outros pensamentos, me dediquei aos meus projetos, deixei o tempo passar... Mas só fiquei cansada.... a voz ainda estava ali, tão alta como sempre foi... tão veemente que me assustava. Até que em determinado momento eu simplesmente resolvi parar. Eu, exausta de tanto fugir, olhei para o alto e disse:
"Não vê, que eu não sou capaz de fazer o que Senhor me pede?"
"Será que não entende que estes Seus planos não combinam comigo?"
Eu estava convencida de que Ele deveria usar uma dessas pessoas humildizinhas que existem por aí... Por que alguém como eu? Tão cheia de defeitos e problemas? Por que querer alguém que só vai te questionar? Por que euuuuuuuuuuuuuuu?
Ele calmamente me respondeu
"Por que não? Nada disso pode me atrapalhar a agir"
na palavra ele me confirmou: "Eu o tenho chamado, eu o farei vir.. e farei próspero o seu caminho" . E eu cedi. Mesmo relutante me entreguei aos planos do Senhor. Reconciliei-me com o meu Criador depois de tantos anos correndo do meu 'propósito' em uma longa e exaustiva reta em direção ao caminho oposto. Mas parei, suor na testa, olhos cheios d'agua, incertezas e mãos tremulas segurando meu bom e velho mapa. Ele então pediu: Rasgue o mapa! Nós não vamos mais por este caminho.. vamos.. pode rasgar o mapa, confie em mim...
Eu cerrei os olhos com muita força pra não ver o que eu mesma estava fazendo, senti cada pedaço da minha vida se destruindo junto aquele mapa. Depois disso senti uma verdadeira guinada na direção oposta. Meu corpo agora estava de costas para tudo o que eu havia projetado para o futuro. Carreira, emprego, casamento, dinheiro, saúde, estabilidade financeira, emocional, amigos, rotina... tudooooooooooo, ele se desviou de tudo. Virou a direção total do meu corpo, dos meus pés, dos meus olhos... só senti tudo ficando para trás... imediatamente uma paz sobrenatural tomou conta do meu ser: "não se preocupe, olhe para frente agora!" Ele disse.
*
2. Horizonte indefinido
Ninguém pode imaginar o quanto uma pessoa controladora, autônoma e independente sofre quando resolve entregar a direção da sua vida para Deus. Não estava nem um pouco preparada para ver meus planos de futuro ficando pra trás. Hoje me apego a uma única e convicta certeza "Ele sabe o que é melhor pra mim". É obvio que eu sofro quando me perguntam 'Você não estava indo pra lá? O que houve? O que você está fazendo ai tão longe do que planejou?' Eu não sei o que responder, não sei como me comportar. Na verdade nem sei como não sentir falta do meu mapinha... ele me fazia me sentir tão mais confortável. Eu sei que deveria, aqui, publicamente estar dizendo que estou bem, que estou feliz e nem sinto mais falta do tempo em que eu mesma determinava a direção dos meus passos. Mas isso não seria verdade...
O que eu sei é que Ele tem ocupado o meu tempo com os projetos dEle, que tenho caminhado numa direção totalmente nova e que não faço a menor idéia das próximas curvas, subidas e descidas deste caminho desconhecido.
Por aqui existe muito mais obstáculos, existem inúmeras diversidades, temporais, ventanias... Porém tenho encontrado pessoas incríveis no meu caminho, parceiros novos para me distrair e me ensinar durante a caminhada. Tenho me motivado com ideais antes nunca considerados, tenho sonhado coisas diferentes, tenho me entregado de corpo e alma, sem fazer perguntas. Nunca me imaginei caminhando sem um mapa, sem saber previamente o que viria pela frente.. Tudo tem sido novo e desafiador. Cada vez mais os antigos projetos estão ficando para trás... Confesso que as vezes me viro, tentando vê-los, mas já os perdi de vista. O que me resta agora é me apegar ao Guia, confiar em Sua infinita sabedoria e machar rumo a esse caminho desconhecido que tem sido minha vida, fazendo valer a máxima de que "o meu futuro só à Deus pertence".

Um comentário:

  1. Susana, esse seu texto fez-me lembrar do velho ensaísta francês Montaigne (1533-1592), o primeiro escritor na história da literatura a ter coragem de despir-se totalmente diante do leitor, e revelar-lhe seu íntimo, sua alma, confessar-lhe suas fraquezas, seus medos, suas indecisões, suas mudanças de opinião, suas fraquezas, seu anti-heroísmo. Minha edição dos seus ENSAIOS tem as margens todas marcadas com minhas observações de descobertas, admiração, espanto e encanto. Essa obra é um dos livros mais reveladores da alma humana que li até hoje. Susana, parabéns por sua franqueza, lucidez e objetividade. Se você fosse uma romancista (ou será que é, e não sabemos?) estaria descendo aos subterrâneos da alma humana (sua e de seus personagens) para sondá-la e revelar-nos seus segredos, como fizeram grandes romancista como Kafka, Proust, Dostiévsky, nossa Clarice Lispector, nosso Machado de Assis...
    Creio que você pode redirecionar o seu talento de escritora, focando um assunto específico do seu total agrado e interesse, e desenvolver um grande projeto para o enriquecimento da nossa literatura evangélica. Precisamos de grandes escritoras que escrevam livros. Já pensou nisso? Ou esse plano fazia parte daquele mapa que você esqueceu e deixou para trás?

    Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).