terça-feira, 3 de novembro de 2009

PENSO, LOGO DEUS EXISTE

1. “Eu penso” e isso é perfeitamente agradável a Deus.

Dotados de poder de reflexão e escolha, sedentos pelo conhecimento, curiosos, questionadores, críticos e capazes de absorver e reagir a novas informações, assim fomos criados por Deus. Todas essas ‘características’ nos foram dadas pelo Criador e com todas elas devemos adorá-lo. Quando vivemos sem exercer esse privilégio, desperdiçamos o que existe de único e transformador na espécie humana – a racionalidade. Evidentemente me refiro a capacidade de tomar as rédeas de nossa própria vida, tomando todo o domínio de nossos atos, assumindo a responsabilidade por cada um deles e então, num ato de total adoração, oferecê-los a Deus. O que estou dizendo é que não devemos servir a Deus numa atitude mecânica, covarde, plagiando comportamentos, seguindo a Cristo por que se trata de uma tradição familiar, ou por que nossos amigos estão. E sim, se entregando de forma autêntica, coesa e totalmente racional. “Sim meu Deus eu conheço os outros caminhos, conheço as demais filosofias e escolho não me deixar guiar por nenhuma delas, eu escolho a Ti e faço isso com meu coração e de todo o meu entendimento.” A partir daí a vida recebe um novo significado, que é conhecer face a face quem nos criou.

2.“Deus existe” e me criou para Ele.

Deus existe e é criador de tudo. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando assumimos nossa posição nesta afirmação, temos algumas das maiores questões resolvidas, pois sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Sabemos que Ele escreveu nossos dias em seu livro e todos nossos pensamentos são conhecidos por Ele, bem como nossos defeitos e qualidades. Como o autor da vida nos atribuiu todos os aspectos da nossa personalidade dando a devida relevância ao livre arbítrio. Em ação, nós seres humanos temos direito de escolher se seguiremos nosso próprio roteiro ou se seguiremos o dele, sendo dirigidos pelo Espírito Santo. Por sua vez, quando ignoramos seu script e tentamos viver segundo nossa própria autoria, nos vemos como personagens deslocados, fracassados e incompletos. É importante, todavia, conservar um constante entendimento do propósito de nossa atuação em Sua história e não levar a vida de forma determinista e inflexível sem lugar para escolhas e mudanças. Muitos perecem por falta de entendimento, não dão devido mérito à palavra de Deus e não se posicionam como responsáveis por suas escolhas, vivendo a vida de forma vegetativa escondidos sob a máxima “foi da vontade de Deus”. Por isso é preciso estar consciente de seu lugar, de seu propósito e decidir ficar sóbrio durante todo o processo.

3. Eu decido pensar como Ele.

Temos ainda como suporte e guia o maravilhoso testemunho de Cristo e Sua palavra, que nos fazem entender que é preciso conectar nosso pensamento no Dele e viver uma vida que agrade a Deus, que habite no centro de Sua vontade. Ainda que pareça extremista demais, a verdade é que só teremos vida em abundância quando vivermos para Ele. É igualmente decisivo e revolucionário concluir que isso nada tem a ver com o fato de freqüentar uma igreja ou decidir por tal denominação. Se estivermos aqui ou acolá, isso significa apenas que exercitamos nosso direito de escolha. Assim, quando conseguimos transpor o propósito de nossa vida para além da “instituição religiosa” e admitimos o modo de vida de Cristo como exemplo para nossas ações, estamos nos aproximando do “roteiro original” de Deus para nós, que deixamos de ser apenas criaturas e passamos a ser co-herdeiros com Cristo, sendo considerados seus filhos. A esta altura da vida, ou neste momento de completo exercício da consciência é possível pensar, logo é possível sentir Deus existindo em nós. Não que Ele dependa de nosso pensamento para existir, e sim que nosso pensamento comprova sua existencia. Pensando em Deus existimos, pensando como Ele, fazemos toda a diferença diante de tudo o que foi criado... isso não é exatamente o que nos torna especiais?

5 comentários:

  1. Minha Amiiiga
    Aquilo que sempre conversamos!
    Sempre (vc sabe disso) gostei do que falávamos e já estava na hora de dividir isso com mais alguém.
    Lindo Amiga!
    Que possamos adorar a Deus com tud o que Ele nos deu!
    Amu vc

    ResponderExcluir
  2. Não comentarei porque é um blog voltado para cristãos. E me parece que não está aberto a opniões de quem pensa diferente. (o que já era de se esperar) ^_^

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog, adorei as mensagens..
    #Esther Silvério

    ResponderExcluir

Por uma simples questão de ordem peço que haja educação e bom senso em suas palavras. Esse é um blog para Cristãos, onde discutiremos os conflitos de nosso cotidiano, se você é ateu não venha me ofender com suas opiniões particulares, esses posts não são direcionados à você. Diante disso, vá ler um pouco, estudar e sedimentar sua opinião de que Deus não existe por que em breve vc terá que dizer isso à Ele, então é bom que vc esteja seguro do que pensa(risos).